top of page

As metanfetaminas são substâncias psicoestimulantes que afetam o sistema nervoso central e apresentam uma elevada capacidade aditiva. A dependência está associada ao facto de provocar a libertação e o bloqueio da recaptação de neurotransmissores como dopamina, noradrenalina e serotonina.

Esta droga, também denominada de “meth”, giz, gelo ou cristal, surge como um pó cristalino branco ou amarelado (dependendo da sua pureza), de sabor amargo, inodoro e que se dissolve facilmente em líquidos como água ou álcool. Esta droga de abuso raramente é administrada na forma oral ou injetada, sendo na maioria das vezes fumada ou inalada. No entanto, a via de administração depende da região geográfica onde é consumida e mudou ao longo dos anos. Utilizando a via inalatória ou parental, as substâncias atingem mais rapidamente a corrente sanguínea provocando um efeito imediato, o chamado “rush”, sendo que são as vias que provocam mais dependência e consequências mais nefastas à saúde. No entanto, a forma de admistração mais utilizada, atualmente, é a fumada. Uma vez que a concentração de metanfetamina na corrente sanguínea diminui rapidamente, os consumidores desta droga de abuso geralmente repetem as doses de modo a prolongar o seu efeito [1].

 

As metanfetaminas também aumentam o risco de desenvolver doenças infeciosas como HIV, hepatites B e C. Este problema advém da partilha de seringas ou outro material contaminado, mas também pela prática de relações sem contraceção. Independentemente da via de administração esta droga altera por completo a capacidade racional do individuo levando-o a desenvolver comportamentos de alto risco [2].

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

[1] http://www.drugabuse.gov/publications/drugfacts/methamphetamine+ (consultado em 12/5/2014)

[2] http://www.drugabuse.gov/publications/drugfacts/methamphetamine (consultado em 12/5/2014)

[3] http://health.excite.co.uk/methamphetamine-breaking-bad-versus-the-facts.html (consultado em 23/5/2014)

Figura 1: http://en.wikipedia.org/wiki/Methamphetamine (consultado em 23/5/2014)

 

 

 

Fig. 1- metanfetamina sob a forma de cristal

bottom of page